Representando o governador Fábio MItidieri, o vice-governador de Sergipe e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, participou na manhã desta quarta-feira, 9, em Brasília (DF), da Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Interestadual do Nordeste – Consórcio Nordeste. O encontro reuniu gestores dos nove estados da região e teve o objetivo de discutir temas de fortalecimento e desenvolvimento estratégico para a região Nordeste.
De acordo com Zezinho Sobral, o encontro abordou entre outras coisas, parcerias e atração de investimentos. “Estamos discutindo aqui o desenvolvimento conjunto, a busca por parcerias, a atração de investimentos, a expansão e a abertura do Nordeste para o mundo. Um diálogo fundamental para o fortalecimento dos estados nordestinos a fim de mostrar o forte potencial que o Nordeste oferece, a possibilidade de crescimento e a consolidação de soluções estratégicas. É o Nordeste fortalecido e unido”, pontuou.
O secretário especial de Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe, Júlio Filgueira, destacou a importância dos nove estados do Nordeste caminharem de forma alinhada, com mais força e coesão nas ações. “É fundamental para que a gente alinhe. O Consórcio Nordeste tem deixado claro, em cada uma de suas ações, que a região tem capacidade de agregar valores nas suas pautas, agregar valores em seus projetos, nas suas ações estratégicas e os nove estados caminharem juntos”, observou o gestor.
Foi destaque do encontro a Agenda Legislativa Prioritária do Nordeste, que visa uma pauta conjunta de projetos de interesse estratégico da região, com objetivo de ampliar a atuação dos nove estados no Congresso Nacional e garantir a aprovação de propostas que sejam favoráveis ao desenvolvimento da região. O Sistema Elétrico nordestino também foi pauta, com foco no combate ao desperdício de energia limpa e na promoção do uso estratégico dos recursos energéticos da região, grande produtora de energia limpa, além de impulsionar a industrialização e o desenvolvimento sustentável.
“É uma alegria muito grande poder estar aqui participando da reunião do Consórcio Nordeste. Como paraibano, me orgulho muito em poder estar a frente da presidência da Câmara e poder manter esse canal de diálogo permanente com um colegiado tão importante e que tem uma preocupação não só regional, os gestores do nordeste se preocupam com o Brasil e trazem pautas extremamente relevantes” afirmou o deputado federal e presidente da Câmara de Deputados, Hugo Motta, que se soma ao debate para o desenvolvimento estratégico do Nordeste. “Nós vamos continuar esse diálogo para que as soluções encontradas possam ser sempre dialogadas e conversadas com quem está na ponta, que são os nossos governadores e governadoras”, completou o parlamentar.
Foi discutida, ainda, a Missão Internacional ao Oriente Médio – Maio de 2025, uma iniciativa do Consórcio Nordeste de estreitamento diplomático e comercial com países do Oriente Médio, incluindo Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Além dos tópicos centrais, a Assembleia também discutiu a apresentação da Plataforma de Investimentos e Fundos do Consórcio Nordeste; o lançamento da chamada pública da Nova Indústria Brasil, que visa fomentar o crescimento industrial, a criação do Brasil-Nordeste: Plano de Transformação Ecológica e Festival de Economia Solidária, promovendo a economia sustentável e inclusiva; a preparação estratégica para a COP30, com foco em políticas ambientais e desenvolvimento sustentável; Estudos prioritários para 2025, abordando temas como powershoring, economia digital, desigualdade no acesso ao crédito, turismo e economia criativa e o calendário de eventos “BNDES Perto de Você”, que visa aproximar o banco de fomento das necessidades da região.
Para Zezinho Sobral, foram realizado ações e encaminhamentos importantes. “É fundamental que o Nordeste caminhe nessa direção, fortalecendo parcerias e a integração dos nossos estados, buscando sempre o desenvolvimento social, educacional e econômico para os noves estados do Nordeste”, concluiu.