Governo do Estado se reúne com grupo BioWorld para discutir soluções voltadas à citricultura sergipana

Governo do Estado se reúne com grupo BioWorld para discutir soluções voltadas à citricultura sergipana

por Redação Foco SE

Publicado em 11/03/2025,

às 21h05

O Governo de Sergipe se reuniu nesta terça-feira, 11, com representantes do grupo BioWorld – Soluções Regenerativas, pioneiro no setor de bioinsumos e dedicado à inovação e sustentabilidade na agricultura global. O encontro, que contou com a presença do governador Fábio Mitidieri, teve como objetivo discutir a expansão da agricultura regenerativa na citricultura sergipana.

Na ocasião, além da apresentação da empresa, a atuação no setor agrícola e compromisso com sustentabilidade, foram abordados os princípios da agricultura regenerativa e sua aplicação, além do uso de bioinsumos na citricultura de Sergipe. A BioWorld demonstrou a importância da saúde do solo para a sustentabilidade da citricultura sergipana, visando o combate às pragas agrícolas, além de experiências e resultados de práticas regenerativas em pomares cítricos.

Fábio Mitidieri demonstrou total interesse na pauta e ressaltou a importância dela para Sergipe. “Temos uma visão muito forte de apoiar o empreendedor e investidor, trazendo emprego e renda para nós. A ideia do maior investimento de vocês aqui fortalece a nossa citricultura e na questão do coco, áreas onde temos relevância na produção. Tenho bastante interesse, e toda minha equipe está à disposição para avançar nos próximos passos”, disse.

A BioWorld tem participação no Brasil, Bolívia e Paraguai, e está entrando também nos Estados Unidos. O grupo é composto por quatro empresas, cada uma especializada em diferentes facetas da produção agrícola sustentável, visando soluções que respeitam o meio ambiente e aumentam a eficiência dos produtores. Em Sergipe, ela já possui parceria com o SergipeTec – Sergipe Parque Tecnológico e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a ideia é expandir isso ao nível estadual.

O grupo foi representado pelo gerente de pesquisa Wallison Vieira, o supervisor comercial Danilo Carvalho, e os engenheiros agrônomos Etélio Prado, Emmanuel Franco Filho e Paulo Roberto. Wallison Vieira fez a apresentação, mostrando as potencialidades da empresa e de Sergipe, como um estado que apresenta situação altamente favorável para a citricultura. 

“A reunião foi excelente. Nossa proposta é que Sergipe seja um grande celeiro de difusão e disseminação de tecnologias agrícolas na área de bioinsumos. A Bioworld tem grande excelência nesta produção, com uma série de inovações. E eu, enquanto sergipano, sinto-me parte dessa grande missão. A reunião tratou dessa costura entre Bioworld e Sergipe, e como a gente, em parceria, pode promover ainda mais altas tecnologias para a agricultura regional aqui no estado e permitir que essas tecnologias se disseminem”, destacou Wallison.

Já a gestão estadual foi representada pelo secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), Zeca da Silva; e os presidentes da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães; e da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), Milton Andrade. 

“Recebemos a Blue World com muita positividade, percebendo que a empresa tem um potencial grande aqui no estado. Ela já possui essa parceria com o SergipeTec, e estamos aqui para potencializar isso, visando a efetiva conclusão dos trabalhos. Com esta parceria, o pequeno e o médio produtor só têm a ganhar. Foi mostrado ao governador todo o potencial de investimentos no estado, no combate às pragas na parte da citricultura, e nesta cadeia muito importante para Sergipe”, pontuou Ronaldo Guimarães.

Compartilhe

Categorias

Ultimas notícias

Vila da Páscoa reúne milhares de fiéis durante o S...
Bolsa Atleta Estadual movimenta cenário esportivo ...
Convite à imprensa: Governo de Sergipe dá início à...
Governo de Sergipe atua pela preservação da cultur...
Sergipe lidera crescimento da renda do trabalho no...
Fim de semana de feriado traz encenação da Paixão ...