“Fiz a minha carteirinha do ID Jovem e agora vou poder visitar meu pai, que mora em São Paulo. Não o vejo há anos e nem sabia que isso era possível”. Essa foi a reação de Izabele Baltazar, 17 anos, estudante da rede estadual, ao conhecer os beneficios do IDJovem, que é a carteira que possibilita passagens gratuitas de onibus para todo o país, meia entrada em cinemas, shows e teatros. Izabele é uma entre os mais de 180 mil sergipanos beneficiados pelos atendimentos e serviços do ‘Sergipe é aqui’, programa desenvolvido pelo Governo do Estado, em fevereiro de 2023, como um elo de aproximação com a população, ofertando qualidade de vida em todas as regiões de Sergipe.
Localizado a três quilômetros da capital do estado, o município, conhecido por possuir o Terminal Marítimo Inácio Barbosa, principal porto de Sergipe, recebeu nesta sexta-feira, 14, o programa coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc). Durante todo o dia, a população pôde usufruir de atendimentos em diversos setores, promovendo cidadania e desenvolvimento social. Com os serviços concentrados no entorno do Centro de Excelência Dr. Carlos Firpo e na sede da prefeitura local, os moradores puderam contar com atualizações da carteira de vacinação; realização de exames; negociação de dívidas com a Deso; emissão de documentos; atualizações bancárias, entre outros atendimentos.
O ‘Sergipe é aqui’ nasceu da missão de humanizar, facilitar e ofertar serviços que, muitas vezes, a população desconhece, além de ampliar o acesso a benefícios gratuitos. O estande do Projeto Sorrir Sergipe é um exemplo de como o programa funciona na prática. Segundo a referência técnica do projeto, Fernanda Cosenza, o objetivo é encurtar a distância entre a sede, localizada na capital, e o interior do estado, promovendo a prevenção precoce do câncer de boca. “No ‘Sergipe é aqui’, otimizamos a linha do tempo do atendimento. O paciente que é avaliado aqui e possivelmente apresenta alguma lesão bucal já sai com data e horário marcados para iniciar o tratamento”, destacou.
A dona de casa Suely Siqueira, de 62 anos, uma das moradoras da Barra dos Coqueiros, aproveitou o estande da saúde bucal para fazer uma avaliação. “Fiz a avaliação dos meus dentes, já recebi o resultado de que está tudo bem e fui muito bem atendida por toda a equipe de dentistas”, disse.
Ainda na área da saúde, a estudante de Enfermagem Bruna Alves, de 33 anos, aproveitou a passagem do programa para renovar a carteira de vacinação e realizar exames na Carreta da Mulher. “Vim fazer exame de lâmina, ultravaginal e completar o cartão de vacina com as doses que estavam faltando. É uma oportunidade de aproveitar os serviços que o Governo nos proporcionou de forma gratuita e com comodidade, já que estamos próximos aos nossos bairros”, ressaltou.
No setor de negociação de dívidas, o estande da Deso também se destacou na edição em Barra dos Coqueiros. A aposentada Rosa Malena, de 65 anos, usufruiu do serviço. “Estava com uma dívida muito grande com a Deso e, quando me falaram que estariam aqui com a negociação, aproveitei para vir, porque, se não, teria que ir até Aracaju. Aqui foi bem mais fácil e rápido”, relatou.
‘Sergipe é aqui’
Ao longo dos dois anos de Governo, o programa tem alcançado cada vez mais sergipanos e sergipanas em diversas regiões do estado. Como uma extensão da atuação do Estado, vem se consolidando como referência na promoção da cidadania.