Sergipe se prepara para 31º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias

Sergipe se prepara para 31º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias

por Redação Foco SE

Publicado em 02/04/2025,

às 21h27

Os dias 3 e 4 de abril marcam a etapa Sergipe do 31º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias, evento que reunirá representantes de diversos ministérios e instituições, com o objetivo de ampliar o diálogo sobre gestão de parcerias e investimentos em infraestrutura. O fórum acontece no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, em Aracaju, organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Representação de Sergipe em Brasília (Serese), e pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Os fóruns regionais ocorrem em diversas unidades da Federação e buscam promover maior diálogo e aproximação entre os integrantes da Rede de Parcerias, reunindo atores de diversas esferas do governo envolvidos na temática ‘transferências de recursos e parcerias da União’, com vistas ao fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público e maior efetividade das políticas públicas implementadas para o cidadão da região.

O secretário-executivo da Serese, Luciano Filho, destacou a importância do evento para fortalecer as políticas públicas e a transparência na gestão.  “O Fórum de Parcerias é um momento importante de diálogo para fortalecer as políticas públicas locais e promover a transparência na gestão pública. Sergipe ganha muito com esse evento que está trazendo diversos órgãos federais para ouvir as demandas dos municípios e da sociedade civil”, disse. 

Preparativos 

Ao longo da semana, os técnicos estiveram envolvidos nos preparativos para o fórum que, incluíram a realização de agendas satélites, com capacitações e reuniões estratégicas voltadas para a transparência, governança e fortalecimento das parcerias.

Destaque para a Reunião Técnica e Estratégica, realizada nesta quarta-feira, 2, no Palácio Museu Olímpio Campos, que reuniu representantes estaduais e federais para alinhar estratégias de transparência e controle social. O objetivo foi alinhar requisitos e estratégias de trabalho para a promoção da transparência e do controle social, para a melhoria da gestão das parcerias que envolvem colaboração mútua e interesse público e recíproco, além de promover sinergia entre os atores da rede, para a construção conjunta e alinhamento de Plano de Ação.

Antes disso, a agenda preparatória também inclui a  Capacitação sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC): voltada para Organizações da Sociedade Civil; discussão sobre o uso do patrimônio imobiliário da União para políticas públicas; capacitação Pronon e Pronas/PCD: promovida pelo Ministério da Saúde, com foco na formalização de instrumentos de cooperação com OSCs na área da saúde capacitação sobre o Transferegov.br e Gestão Pública: abordando o uso de plataformas digitais para aprimorar a administração pública.  

Fórum 

A programação do fórum contará com a presença de técnicos do Ministério das Cidades, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Ministério da Assistência Social, Ministério da Justiça e da própria Serese. Durante os dois dias principais do evento, os participantes terão acesso a palestras e painéis que abordarão temas como o sistema Transferegov.br, a atuação do Ministério das Cidades, o MROSC, políticas públicas educacionais e o Novo Plano de Ações Articuladas (Novo PAR), além de inovação em contratações públicas e transformação digital nos municípios.

O fórum terá início às 9h, na quinta-feira, 3, com uma solenidade de abertura e anúncios de novas ações e parcerias. Na sequência, acontecem as palestras sobre o Transferegov.br, o papel do Ministério das Cidades e o Marco Regulatório das OSCs. Durante a tarde, painéis trarão discussões sobre acesso a políticas públicas de saúde, inovação em contratações públicas e novas estratégias para educação. No segundo dia, na sexta-feira, 4, os debates continuam com temas como limites territoriais, transformação digital nos municípios, políticas públicas de assistência social e captação de recursos.

Programação 

Dia 3 de abril

8h – 9h: Credenciamento

9h – 10h: Abertura
Composição do dispositivo de honra; anúncios, entregas e assinaturas

10h – 12h: Sessão de Palestras

Tema 1: Palestra Magna: Transferegov.br e suas ferramentas de Gestão e Transparência, Rede de Parcerias e Obrasgov.br

Tema 2: Atuação do Ministério das Cidades

Tema 3: Marco Regulatório das OSCs

14h – 18h: Painéis temáticos

Tema 4: Políticas Públicas de Educação e o Novo PAR

Tema 5: Enal Aqui e Escola Virtual de Governo

Tema 6: Acesso a Políticas Públicas de Saúde

Tema 7: Inovação em contratações públicas: ‘PNGI’, ‘Contrata +Brasil’ e ‘GO Sergipe’

18h: Encerramento do primeiro dia

Dia 4 de abril

9h – 12h: Painéis temáticos

Tema 8: Limites Territoriais

Tema 9: Transferências Especiais (Portaria Conj. MGI/MF nº 2, de 24 de janeiro de  2025) + Regime Simplificado (Port. Conj. MGI/MF/CGU nº 28, de 21 de maio de 2024)

Tema 10: Transformação Digital em Municípios

14h – 18h: Continuação dos Painéis

Tema 11: Políticas Públicas de Assistência Social

Tema 12: Captação de Recursos (visão geral e OSC) + Resultado por Indicadores de Desempenho + Resultados

17h: Encerramento do evento

Compartilhe

Categorias

Ultimas notícias

Sergipe lidera crescimento da renda do trabalho no...
Fim de semana de feriado traz encenação da Paixão ...
Sergipe terá voos extras durante o superferiado da...
Governo de Sergipe dá passo histórico na moderniza...
Aumento de 5,1% no fluxo de passageiros em março r...
Festival Psica 2025 anuncia abertura da venda de i...