Miley Cyrus e os compositores Gregory Hein e Michael Pollack estão sendo processados sob acusação de plágio relacionado à música “Flowers” (2023). De acordo com a revista Rolling Stone, que obteve acesso aos documentos judiciais, o trio teria copiado trechos da canção “When I Was Your Man” (2013), de Bruno Mars.
A ação foi protocolada em Los Angeles, EUA, na última segunda-feira, e é movida pela Tempo Music Investments, empresa que detém uma porcentagem dos direitos autorais de Mars. A alegação é de que “Flowers” teria usado, sem autorização, vários elementos musicais da balada de Bruno Mars, lançada dez anos antes.
Além de Miley e os compositores, a Sony Music Publishing, que lançou “Flowers”, e grandes empresas como Apple, Target e Walmart, envolvidas na distribuição da música, também foram notificadas.
Curiosamente, Bruno Mars e seus co-autores Ari Levine e Andrew Wyatt não foram citados como parte da ação. No entanto, a acusação alega que “Flowers” replica elementos melódicos, harmônicos e líricos de “When I Was Your Man”, incluindo o design melódico, a sequência dos versos, a linha de baixo conectiva, além de progressões de acordes e partes do refrão.
A revista Variety aponta que, apesar de ambas as músicas mencionarem flores, as semelhanças não são óbvias em uma primeira audição. Mesmo assim, a ação argumenta que “qualquer fã de ‘When I Was Your Man’ de Bruno Mars reconheceria que ‘Flowers’ de Miley Cyrus não alcançou seu sucesso sozinha”, destacando as semelhanças musicais.
Até o momento, os representantes de Miley Cyrus não comentaram o caso. A ação pode gerar novos debates sobre plágio e originalidade na indústria musical.
Bruno Mars, que se prepara para uma série de shows no Brasil, não está diretamente envolvido no processo.