Governo do Estado leva ‘Sergipe é aqui’ e autoriza obras para população de Monte Alegre

Governo do Estado leva ‘Sergipe é aqui’ e autoriza obras para população de Monte Alegre

por Redação

Publicado em 01/02/2025,

às 00h40

O município de Monte Alegre, no alto sertão sergipano, recebeu nesta quinta-feira, 30, a 39ª edição do ‘Sergipe é aqui’, com mais de 160 serviços da administração estadual disponibilizados à população. Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri também autorizou obras de infraestrutura para o local. Serão executados serviços de pavimentação granítica em cinco mil metros quadrados e de pavimentação asfáltica, em mais dez mil metros quadrados, em diversas ruas de Monte Alegre. Os objetivos são proporcionar uma melhor qualidade de vida à população e valorizar as localidades.

As ações da 39ª edição aconteceram no entorno do Centro de Excelência 28 de Janeiro e na sede da prefeitura. Na oportunidade, o governador evidenciou o sucesso do programa de governo itinerante. “A avenida está linda, com muita gente se beneficiando com os mais de 160 serviços oferecidos. Aqui, hoje, a média deve superar os quatro mil atendimentos, como na maioria das cidades. É uma alegria por também trazer boas novas para essa população, com mais investimentos para o município”, pontuou Fábio Mitidieri.

O programa de governo itinerante tem o objetivo de aproximar o Governo do Estado do cidadão. Em razão disso, na data, acontece a transferência simbólica da capital para o município do interior que recebe o ‘Sergipe é aqui’. A meta é atingir os 75 municípios sergipanos em quatro anos de gestão.

O prefeito Evandro Silva explicou a importância de o Governo do Estado estreitar os laços com os municípios. “Trazendo esse serviço para o cidadão que vive nos municípios, o governo dá mais suporte ao cidadão que vive no município, desburocratizando os serviços. Cheguei aqui e fiquei maravilhado, porque encontramos uma imensidão de pessoas, e só tenho a agradecer ao Governo do Estado, que está pensando nos cidadãos dos municípios. É um governo municipalista, trazendo esses eventos não só para Monte Alegre, mas para todo o estado, e quem ganha é o povo”, considerou.

Entre os serviços ofertados e mais procurados estiveram: atendimentos de saúde (consultas médicas e exames); emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito; agendamento e emissão da carteira de identidade; acesso à tarifa social da Companhia de Saneamento de Serviço (Deso); castração de animais; serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE); orientações jurídicas; atividades de lazer e cultura; e outras ações da estrutura governamental. Mais de 20 secretarias de Estado e diversos órgãos da administração pública estadual estão envolvidos no projeto.

Para a agricultora Rayane Alves, os serviços oferecidos facilitam a vida dos munícipes. “É uma oportunidade muito boa para quem precisa e, principalmente, para quem não pode pagar”, disse a moradora de Monte Alegre, que estava em busca de serviços de saúde.

A lavradora Maria Zélia buscou os serviços de saúde para realização de exames, além de ter resolvido pendências com o Banco do Estado de Sergipe (Banese). “Foi muito bom, porque ir para Aracaju é muito difícil para a gente, que mora no interior, mas tendo tudo isso aqui é muito bom”, colocou.

Creche-escola
Fábio Mitidieri aproveitou a ida ao município para visitar a obra da creche-escola do Programa de Apoio aos Municípios para a Expansão da Educação Infantil (Ameei). O programa integra a política estadual da primeira infância (Ser Criança), da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasic).

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em regime de colaboração com os municípios, realizou o repasse de R$ 64 milhões a 17 municípios para a realização do Programa Ameei. Monte Alegre foi um dos contemplados na primeira etapa, recebendo R$ 3.251.718,73 para a realização de uma creche do tipo 2, com capacidade para até 158 crianças.

O governador informou que a unidade de Monte Alegre será a primeira das 75 previstas para serem entregues. “As crianças e famílias de Monte Alegre merecem esse investimento. A obra está bem adiantada, e logo iremos entregar à população”, reforçou.

Segundo o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, a obra já está com 20% dos serviços realizados. O compromisso do Estado com a iniciativa abrange o financiamento da obra, mobiliário, formação da equipe e acompanhamento por dois anos. Depois, a gestão será de responsabilidade municipal.

“Uma obra limpa, bem localizada, bem organizada, de excelente qualidade aqui em Monte Alegre. Está de acordo com o cronograma, e quando estiver pronta, contará com sete salas de aula. O ‘Ameei’ surgiu para fortalecer a educação infantil e garantir que cada criança tenha um espaço de aprendizado seguro e acolhedor, especial, para a formação desde os primeiros anos de vida. Por meio do programa, os municípios terão mais autonomia e qualificarão a educação pública desde a base, com a infraestrutura adequada”, enumerou Zezinho Sobral.

Compartilhe

Categorias

Ultimas notícias

Vila da Páscoa reúne milhares de fiéis durante o S...
Bolsa Atleta Estadual movimenta cenário esportivo ...
Convite à imprensa: Governo de Sergipe dá início à...
Governo de Sergipe atua pela preservação da cultur...
Sergipe lidera crescimento da renda do trabalho no...
Fim de semana de feriado traz encenação da Paixão ...