Governador de Sergipe discute precatórios no Conselho Nacional de Justiça

Governador de Sergipe discute precatórios no Conselho Nacional de Justiça

por Redação Foco SE

Publicado em 06/02/2025,

às 10h48

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 5, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Pablo Coutinho Barreto, discutiram a otimização do fluxo de informações entre o Estado e o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). O objetivo é que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) possa ter uma programação mais adequada para a conclusão dos desembolsos – que atualmente ultrapassa R$ 1 bilhão, segundo relatório técnico da pasta – sem que esses pagamentos inviabilizem o orçamento do Governo.

Durante a reunião, o governador destacou a necessidade de maior transparência na gestão dos precatórios e solicitou apoio do CNJ para mediar a questão. “Precisamos garantir que os pagamentos sejam feitos de forma justa e dentro da realidade fiscal do Estado. O apoio do CNJ é fundamental para garantir que haja uma conciliação entre os números apresentados pelo Tribunal de Justiça de Sergipe e os valores que efetivamente constam nos registros da Secretaria da Fazenda”, afirma.

O conselheiro Pablo Coutinho ouviu as reivindicações e ressaltou a importância da correta aplicação da Resolução 303/2019 do CNJ, que regulamenta a gestão dos precatórios no país. Ele se comprometeu a levar o tema para discussão dentro do Conselho e a buscar um encaminhamento que garanta maior previsibilidade e segurança jurídica na execução dos pagamentos.

De acordo com Mitidieri, a questão dos precatórios tem sido um desafio para diversos estados brasileiros, e o apoio do CNJ pode ser decisivo para garantir um equilíbrio entre o cumprimento das decisões judiciais e a capacidade financeira dos entes públicos.

“A expectativa é que um novo plano de pagamentos seja elaborado após a análise técnica dos dados. Dessa forma, esperamos poder seguir com as contas saneadas, quitando nossos compromissos em dia e investindo no desenvolvimento de Sergipe”, comentou o governador Fábio Mitidieri.

Participaram da reunião a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Andreozzi; o secretário especial de Representação em Brasília, José Luciano Filho; o procurador do Estado André Meira, e a superintendente geral de Finanças Públicas, Carolina Rolemberg.

Compartilhe

Categorias

Ultimas notícias

Sergipe lidera crescimento da renda do trabalho no...
Fim de semana de feriado traz encenação da Paixão ...
Sergipe terá voos extras durante o superferiado da...
Governo de Sergipe dá passo histórico na moderniza...
Aumento de 5,1% no fluxo de passageiros em março r...
Festival Psica 2025 anuncia abertura da venda de i...