O Grupo Técnico de Eventos (GTE), liderado pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), reuniu, nesta quinta-feira, 10, representantes das pastas e órgãos envolvidos nos eventos do Ciclo Junino de Sergipe para aprimorar as estratégias empregadas nas últimas edições dos festejos. O objetivo é oferecer maior segurança e conforto para os sergipanos e turistas que aproveitarão o período no estado.
A programação do Ciclo Junino 2025 inicia pela Segundona do Turista, na Rua São João, no dia 28 de abril, se estendendo até 15 de dezembro, somando 22 edições ao longo do ano. O tradicional Concurso Rei e Rainha do País do Forró será realizado no dia 3 de maio, no Centro de Criatividade, onde também acontece a Salva Junina, no dia 28 de maio. Já no dia 30 de maio, o Governo de Sergipe inaugura o maior festejo junino à beira-mar do Brasil, o Arraiá do Povo, que vai até o dia 29 de junho, enquanto a Vila do Forró estará aberta para sergipanos e turistas de 30 de maio a 27 de julho.
Segundo o secretário de Estado da Comunicação, Cleon Nascimento, o empenho do Estado na realização dos festejos alinha-se à proposta de consolidar Sergipe na rota do turismo no país e, consequentemente, gerar emprego e renda para os sergipanos. “O Ciclo Junino também busca criar um sentimento de valorização da nossa cultura, resgatando a tradição de Sergipe nos eventos juninos, o que vem acontecendo. Desde o ano passado, já somos o terceiro destino mais buscado no Nordeste no período junino, então isso tudo demonstra que o trabalho que está sendo feito é efetivo”, enfatiza.
O gestor da Secom evidenciou, ainda, que o alinhamento logístico dos órgãos envolvidos nos eventos com mais antecedência resulta no maior sucesso da programação a partir do comprometimento coletivo. “É um evento que não é feito por uma, duas ou três secretarias ou órgãos, mas por todo o governo, liderado pelo nosso governador Fábio Mitidieri, e com apoio dos nossos parceiros. Esse encontro é importante para termos a visão de tudo aquilo que precisa ser feito para que tenhamos um grande evento nesta terceira edição”, destaca.
Para o presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Gustavo Paixão, a magnitude dos festejos juninos requer um trabalho mais minucioso para garantir a qualidade dos eventos. “Estamos com um cronograma de planejamento ampliado e pedimos aos órgãos e secretarias que façam visitas com mais antecedência ao espaço para termos mais previsibilidade e tempo de resposta para eventuais alterações necessárias porque o objetivo é melhorar a cada ano”, pontua.
De acordo com o chefe do Setor de Eventos do Comando de Policiamento Militar da Capital, o major Thiago Lemos, as reuniões do Grupo Técnico de Eventos são importantes para dar mecanismos de planejamento e previsibilidade às instituições que atuam nos festejos. “Isso nos ajuda a prestar um serviço de excelência para toda a comunidade sergipana e turistas. Como ocorreu no ano passado, a Polícia Militar atuará com força máxima tanto no Arraiá do Povo, Vila do Forró e demais que compõem o ciclo junino do nosso estado”, ressalta.
Novidades
Conforme Gustavo Paixão, neste ano, além das novidades na programação, com relação ao Arraía do Povo, foram ampliadas as entradas e uso de recursos tecnológicos para a segurança. “Quase dobramos os acessos de entrada ao evento, o que melhora a segurança; usaremos tecnologia para contagem de público junto à SSP; contaremos com gabinete de crise para prevenir situações em dias mais complexos e para termos mais conhecimentos das ações que possam ter resposta; também ampliamos os treinamentos, capacitações e simulações com relação ao planejamento estratégico”, enumera.
Participaram da reunião, representantes das secretarias de Estado da Comunicação (Secom), da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), da Segurança Pública (SSP), de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), da Saúde (SES), do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), do Turismo (Setur), do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Especial de Cultura (Secult); Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap); Polícia Militar de Sergipe (PMSE); Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE); Polícia Civil; Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur); Defesa Civil; Samu; Vigilância Sanitária do Estado; Deso; Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju; Secretaria Municipal da Família e Assistência Social de Aracaju e Conselho Tutelar.