Como resultado do trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar, os roubos de veículos caíram 62% no estado em comparativo entre os primeiros trimestres de 2023 e 2025, conforme levantamento feito pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), unidade vinculada à Secretaria da Segurança Pública (SSP), divulgado nesta quinta-feira,10. No recorte entre os três primeiros meses de 2024 e os deste ano, a retração foi de 38%. Os dados apontam a efetividade das investigações, do trabalho de inteligência policial e das operações de combate à criminalidade em Sergipe.
Já no tocante ao somatório entre as ocorrências de roubos e furtos de veículos, a CEACrim verificou que houve diminuição de 33% na incidência de ambos os crimes em comparativo entre os primeiros trimestres de 2023 e de 2025. Para a comparação entre os três primeiros meses de 2023 e os deste ano, a queda foi de 14%. No que se refere exclusivamente aos furtos, houve leve alta de 3%, entre os três primeiros meses de 2024 e 2025, e de 3% entre os primeiros trimestres de 2025 e de 2023, mas que já é alvo do trabalho das polícias.
De acordo com o delegado Kassio Viana, diretor da Divisão de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), as reduções identificadas no trimestre seguem o padrão anual de queda das ocorrências em Sergipe. “Essas retrações acompanham a tendência dos últimos dois anos, já que, entre 2022 e 2023, tivemos redução de 51,8% nos roubos de veículos em Sergipe. Entre 2024 e 2023, a queda nos roubos de veículos foi de 34%. Quando temos grandes reduções, a tendência é de diminuições menores nos anos seguintes”, ressaltou.
Como houve leve alta nos indicadores de furtos no primeiro trimestre, Kassio Viana explicou que as polícias já têm adotado novas estratégias para coibir essa prática criminosa em Sergipe. “O que tem nos preocupado é o ligeiro aumento nos furtos de motocicletas, já que, com a redução dos roubos, os autores passaram a cometer esse outro crime. Houve essa migração do roubo para o furto de motocicleta, pois os autores acabam conseguindo se desfazer mais rapidamente dos veículos”, detalhou Kassio Viana.
Ainda no tocante à leve alta dos furtos e queda dos roubos, o diretor da DRFV destacou que os indicadores, embora tenham demandado a maior atenção das polícias, representam também diminuição de risco para as vítimas. “Estamos atuando para também coibir e prender os autores dos furtos, mas é importante ressaltar que, nesses casos, a vítima perde o patrimônio, mas não corre risco nenhum de vida por não ter contato com o criminoso. Apesar dessa situação, estamos atuando na repressão aos furtos”, ponderou.
Diante dos indicadores registrados pela SSP, Kassio Viana relembrou a importância da integração entre as Polícias Civil e Militar de Sergipe para a segurança da população. “O nosso trabalho é conjunto. A atuação da DRFV, com as equipes noturnas e de atendimento aos motoristas por aplicativo, aliada às operações da Polícia Militar, têm sido decisivas para os números que estamos registrando no estado. E, claro, também é preciso destacar a parceria da população”, comentou o diretor da DRFV.
Para o tenente-coronel Sérgio Pedro, chefe de operações do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), é esta integração entre as forças de segurança pública que tem trazido reduções constantes e consistentes na incidência dos crimes de roubos e furtos de veículos em Sergipe. “Esta integração com troca de informações e operações é importantíssima e vem contribuindo para a redução dos índices desses crimes no estado. É uma parceria fundamental”, reiterou.
Operações, prisões e veículos recuperados
Objetivando coibir, identificar e prender os autores dos crimes de roubo e furto de veículos, as Polícias Civil e Militar de Sergipe estão intensificando as ações conjuntas em todo o estado. “Estamos levantando informações nos bairros mais problemáticos sobre os autores desses tipos de crimes, incluindo aquelas pessoas que utilizam essas peças para a venda ilegal. Inclusive, quem compra essas peças também podem ser vítimas desses autores, pois vocês estão alimentando o sistema criminoso”, evidenciou Kassio Viana.
De posse das informações acerca da mancha criminal e dos autores dos furtos e roubos de veículos, as forças de segurança pública têm deflagrado operações em todo o Estado de Sergipe. “Neste ano, a Política Militar já somou 700 operações de saturação e pontos de bloqueios em áreas estratégicas, que são realizadas com base em estudos e análises sobre a criminalidade, o que tem contribuído bastante para a redução desses crimes”, especificou o tenente-coronel Sérgio Pedro.
Como resultado das operações desencadeadas pela Polícia Militar alinhadas com o trabalho de investigação da Polícia Civil, a SSP tem registrado diversas prisões de investigados por crimes de roubos e furtos de veículos. “E não somente prisões, mas também temos registrado a recuperação de veículos roubados e furtados em todo o estado”, acrescentou o chefe de operações do CPMC.
Denúncias
Para fortalecer a atuação preventiva e repressiva das Polícias Civil e Militar no combate aos roubos e furtos de veículos em todo o estado, a SSP ressalta que é fundamental a colaboração da população. Informações e denúncias que possam levar à identificação e à prisão de suspeitos e investigados por esses crimes em Sergipe podem ser fornecidas ao Disque-Denúncia da Polícia Civil, no telefone 191, ou ainda à Polícia Militar, por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no número 190.