Secretaria da Assistência Social realiza 2º Simplifica MROSC com presença das Organizações da Sociedade Civil

Secretaria da Assistência Social realiza  2º Simplifica MROSC com presença das Organizações da Sociedade Civil

por Redação Foco SE

Publicado em 26/03/2025,

às 21h12

Nesta quarta-feira, 26, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou o 2º Encontro Estadual de Gestores de Parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), o Simplifica MROSC. A recepção do evento contou com a apresentação do quinteto de metais da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse).

A mesa de abertura foi composta pelo procurador-geral do Estado, Carlos Pinna; pelas secretárias de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania e da Transparência e Controle, Érica Mitidieri e Silvana Lisboa; pelo secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Araújo Filho; pelo subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Paulo Lima; pela conselheira seccional da OAB Sergipe, Layanna Carvalho; e pelo representante do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração (Confoco) e da Plataforma MROSC, Alex Federle.

O procurador-geral, Carlos Pinna, reforçou o avanço que esse evento traz para as parcerias com a sociedade civil. “Este evento é uma revolução da gestão, pois aqui conseguimos aprender, usufruir dos conhecimentos,  compartilhar experiências comuns e por fim ter mecanismos que possam proporcionar mais aos cidadãos sergipanos, em termos de políticas públicas. Afinal, o estado pode muito, mas não pode tudo, então precisamos nos valer dos mecanismos de parcerias para assim continuar fazendo pelo nosso povo”, destacou.

O secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorge Araujo Filho, enfatizou a relevância do evento para fortalecer o diálogo entre governo e as entidades. “A parceria entre o poder público e as OSCs é fundamental para que possamos ampliar o alcance das políticas sociais. É com essa parceria que conseguimos construir soluções mais eficazes e atender melhor a população sergipana. O Simplifica MROSC se consolida como um espaço de aprendizado e aprimoramento dessas relações”, afirmou.

Já o subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Paulo Lima, ressaltou a importância da transparência e do controle social na execução das parcerias. “Nosso papel enquanto Ministério Público, é garantir que essas parcerias sejam efetuadas com responsabilidade e dentro dos princípios da legalidade. O evento de hoje reforça esse compromisso, promovendo o conhecimento necessário para que os OSCs atuem com eficiência e segurança, e o Ministério Público está aqui para simplificar isso e apoiar a todos vocês”, apontou.

A iniciativa teve como objetivo orientar as OSCs sobre os trâmites de elaboração e apresentação de propostas, execução de parcerias e prestação de contas de recursos oriundos de emendas parlamentares estaduais. De acordo com a secretária de Estado da Assistência Social, Érica Mitidieri, a realização do evento reforça o compromisso da gestão com a boa execução das parcerias. “Nós entendemos que uma sociedade civil fortalecida é o povo de sergipe fortalecido, então dando as mãos e ficando juntos. Precisamos ter o diálogo para a construção e este é o local, para entender como funciona desde o CNPJ até a prestação de contas, o passo a passo, e assim simplificar cada etapa para vocês”, declarou.

O encontro também foi um espaço de escuta e troca de experiências para o fortalecimento das parcerias e aprimoramento da transparência na gestão dos recursos públicos. A representante do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, Girleide Santos, afirmou que o Mrosc é essencial nesse apoio. “O Mrosc é uma lei muito importante para a transparência e a gestão dos processos no terceiro setor e com certeza esse evento contribuiu para agregar muito mais conhecimento e para a gente entender mais dos processos, os editais e os remanejamentos de recursos das instituições”, explicou.

Durante o evento, foram abordados temas como o Marco Regulador das Organizações da Sociedade Civil, formas de captação de recursos e fixação de critérios para enquadramento dos projetos em parceria. Além disso, foram realizadas oficinas práticas sobre a elaboração de planos de trabalho e relatórios de prestação de contas, garantindo suporte técnico e orientação detalhada para os gestores e representantes das OSCs.

Compartilhe

Categorias

Ultimas notícias

Lagarto será a capital da cidadania com a 46ª ediç...
Famílias celebram momentos especiais na Vila da Pá...
Vila da Páscoa reúne milhares de fiéis durante o S...
Bolsa Atleta Estadual movimenta cenário esportivo ...
Convite à imprensa: Governo de Sergipe dá início à...
Governo de Sergipe atua pela preservação da cultur...