Emdagro intensifica vigilância sanitária em eventos agropecuários para proteger rebanhos e garantir segurança alimentar

Emdagro intensifica vigilância sanitária em eventos agropecuários para proteger rebanhos e garantir segurança alimentar

por Redação Foco SE

Publicado em 15/02/2025,

às 22h28

Os eventos agropecuários desempenham um papel fundamental na economia dos municípios, movimentando o setor por meio da realização de negócios e investimentos que impulsionam o crescimento agropecuário e, consequentemente, a economia regional. Além do aspecto econômico, há eventos voltados para esporte e lazer, como vaquejadas, rodeios e torneios de aves. No entanto, em ambas as situações, ocorre a aglomeração de animais oriundos de diversas propriedades, com diferentes práticas de manejo e condições sanitárias.

Diante desse cenário, o Governo do Estado, por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) tem intensificado a fiscalização e o monitoramento sanitário em eventos agropecuários, garantindo a saúde do rebanho, a segurança alimentar e a proteção da economia rural. A adoção de medidas rigorosas visa evitar surtos de doenças contagiosas entre os animais, algumas das quais podem ser transmissíveis aos seres humanos, como febre aftosa, brucelose, tuberculose bovina e influenza aviária.

A diretora de Defesa Animal da Emdagro, Aparecida Andrade, ressaltou sobre a importância das fiscalizações a fim de evitar a propagação de doenças. “O controle sanitário é essencial para evitar a propagação de doenças que podem comprometer a produção animal e afetar a saúde pública. Por isso, a Emdagro está reforçando a fiscalização e exigindo a apresentação de atestados sanitários, certificados de vacinação e a Guia de Trânsito Animal (GTA) para a participação dos animais nos eventos”, destacou. 

Além de evitar riscos sanitários, a fiscalização da Emdagro também contribui para a manutenção da credibilidade do setor agropecuário sergipano no mercado nacional e internacional. A ocorrência de surtos de doenças pode resultar em restrições comerciais, fechamento de mercados e prejuízos significativos para os produtores.

“A Emdagro reforça seu compromisso com a sanidade animal e a segurança alimentar, adotando medidas preventivas e intensificando a vigilância sanitária em feiras de animais, leilões, vaquejadas, rodeios e outros eventos que envolvam a aglomeração de rebanhos. O objetivo é garantir a sustentabilidade do setor e a saúde dos consumidores”, concluiu.

 

Compartilhe

Categorias

Ultimas notícias

Vila da Páscoa reúne milhares de fiéis durante o S...
Bolsa Atleta Estadual movimenta cenário esportivo ...
Convite à imprensa: Governo de Sergipe dá início à...
Governo de Sergipe atua pela preservação da cultur...
Sergipe lidera crescimento da renda do trabalho no...
Fim de semana de feriado traz encenação da Paixão ...