Nova mesa diretora do Tribunal de Justiça toma posse e terá mulher na presidência nos próximos dois anos

Nova mesa diretora do Tribunal de Justiça toma posse e terá mulher na presidência nos próximos dois anos

por Redação

Publicado em 03/02/2025,

às 21h16

Numa cerimônia disputada, o governador Fábio Mitidieri prestigiou nesta segunda-feira, 3, a solenidade de posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) para o biênio 2025/2027, presidida pela desembargadora Iolanda Santos Guimarães. Compõem ainda a mesa os desembargadores Etélio de Carvalho Prado Júnior e Edivaldo dos Santos, nos cargos de vice-presidente e corregedor-geral da Justiça.

Na ocasião, o governador Fábio destacou a presença das mulheres em cargos de liderança, que tem crescido cada vez mais em Sergipe, e ainda afirmou que acredita que a parceria entre os dois Poderes – Executivo e Judiciário – sai mais fortalecida com a chegada da nova presidente. “Quero parabenizar ao Dr. Ricardo Múcio, que completa o seu ciclo aqui com muito sucesso e que muito contribuiu com o estado de Sergipe, principalmente na pauta dos precatórios. A Drª  Iolanda Guimarães chega com o olhar da mulher, um olhar diferenciado e com toda sua experiência de 34 anos de Magistratura”, considerou.

Muito emocionada, a desembargadora assumiu o posto agradecendo aos seus pares, autoridades, em especial ao governador Mitidieri e à família. A juíza prometeu trabalhar no próximo biênio em prol da Magistratura do estado, e com isso contribuir para o fortalecimento da democracia. “É indispensável que magistrados e operadores do direito tragam à mesa a reflexão profunda e o compromisso ético necessário para a defesa do bem comum. Gostaria de agradecer em especial a Moacir, pela compreensão, apoio e por ser meu companheiro de jornada, ideias e ideais. À minha filha Isabela, pelo aprendizado constante, e por ter me presenteado com dois netos, Francisco e Lucas. Ao meu filho, Victor, e meu genro, que também me deram dois maravilhosos netos, Maria e Pedro. Amo vocês”, pronunciou a magistrada em seu discurso.

O desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima fez um discurso extenso e cheio de agradecimentos, sobretudo ao governador Fábio Mitidieri, pela assinatura da portaria conjunta 01/2023, que autorizou o acordo direto para pagamento de precatórios. “Considero o Departamento de Precatórios um grande marco da minha gestão. Conseguimos entregar R$ R$ 1.128.000.000, pagos a 14.184 credores. Desenvolvendo a esperança a essas pessoas e ajudamos a gerar um impacto positivo nas contas do Estado”, pontuou.

Nova mesa
A nova mesa diretora para o biênio 2025/2027 é formada pela desembargadora Iolanda Guimarães, no cargo de presidente; e pelos desembargadores Etélio de Carvalho Prado Júnior, vice-presidente, e Edivaldo dos Santos, corregedor-geral da Justiça.

A desembargadora Iolanda Guimarães é natural de Aracaju (SE) e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), desde 1985. Foi empossada como juíza do TJSE em 26 de dezembro de 1989 e chegou ao 2º Grau em junho de 2014, pelo critério de merecimento. Atuou como vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE), no biênio 2020-2022, foi ouvidora-geral do TJSE no biênio 2015-2017, e corregedora-geral na gestão de 2017-2019. Atualmente é diretora da Escola Judicial de Sergipe (Ejuse).

O desembargador Etélio de Carvalho Prado Júnior nasceu em Aracaju (SE) e bacharelou-se em Direito pela UFS. Iniciou sua carreira jurídica no próprio TJSE, e atuou como escrivão e assessor de desembargadores. O jurista ingressou no Ministério Público de Sergipe (MPSE) em 2003 e foi escolhido para desembargador pelo Quinto Constitucional, na vaga destinada ao MPSE. Foi empossado no dia 29 de novembro de 2023.

Já o desembargador Edivaldo dos Santos nasceu na cidade de Pirambu (SE) e bacharelou-se em Direito pela UFS, em 1988. Foi empossado como juiz do TJSE em 5 de abril de 1994, foi membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) e também atuou como juiz convocado para substituir desembargadores. Foi empossado como desembargador, pelo critério de merecimento, no dia 29 de maio de 2023.

Compartilhe

Categorias

Ultimas notícias

Sergipe lidera crescimento da renda do trabalho no...
Fim de semana de feriado traz encenação da Paixão ...
Sergipe terá voos extras durante o superferiado da...
Governo de Sergipe dá passo histórico na moderniza...
Aumento de 5,1% no fluxo de passageiros em março r...
Festival Psica 2025 anuncia abertura da venda de i...